PALAVRA E REVELAÇÃO DE ESDRAS, O SANTO PROFETA E AMADO DE DEUS

Tradução[1] de João Batista de Azevedo Júnior

Sucedeu que no trigésimo ano, no vigésimo-segundo dia do mês, eu estava em minha casa. E  clamei ao Altíssimo, dizendo: Senhor, dai-me a glória[2], para que eu possa contemplar Vossos mistérios. E quando  veio a noite, apareceu um anjo, o arcanjo[3] Miguel[4], e disse-me: Ó Profeta Esdras,   abstém-te de pão por setenta semanas[5]. E jejuei como ele dissera. E então veio Rafael[6], o   comandante do exército, e deu-me um cajado de estoraque[7]. E jejuei duas vezes sessenta[8] semanas. E vi os mistérios de Deus e de Seus anjos. E disse a eles: Desejo interceder  perante Deus pelos Cristãos. É melhor para o homem não ter nascido do que vir ao mundo.  Fui então levado ao Paraíso, e vi no primeiro[9] céu um grande exército de anjos, e eles me   conduziram aos julgamentos.

E ouvi uma voz que me dizia: Tem piedade de nós, ó eleito de Deus, Esdras. Então comecei a falar:  Ai de vós pecadores, quando vedes alguém que não seja um dos anjos, enquanto estais vós mesmos no fogo do Geena[10]. E Esdras disse [ao Senhor]: Tende piedade para com as obras de Vossas mãos. Vós que sois compassivo e de grande   misericórdia. Julgai a mim ao invés das almas dos pecadores; pois é melhor que uma alma seja punida, e que o mundo todo não venha a ser destruído. E Deus disse: Darei descanso aos justos no paraíso, e Me tornei[11] misericordioso.

E Esdras disse: Senhor, porque Vós conferis benefícios ao justo? pois assim como aquele que foi contratado, e tendo cumprido seu tempo de serviço, vai e novamente trabalha como um   escravo quando volta a seus senhores, assim também o justo recebeu sua recompensa no   Paraíso. Mas tende piedade dos pecadores, pois sabemos que Vós sois misericordioso. E Deus disse:  Não vejo como possa ter piedade deles. E Esdras disse: Eles não podem suportar a Vossa ira. E Deus disse: É este o destino deles.

E Deus disse: Desejo colocar-te como um igual a Paulo e a João, pois me deste intacto o  tesouro que não pode ser roubado, o tesouro da virgindade, o baluarte[12] dos homens. E Esdras disse: É bom para um homem não nascer. É bom não estar na vida. As criaturas irracionais estão melhores do que o homem, porque não recebem punição; mas Vós nos reunistes e nos   entregastes para juízo. Ai dos pecadores no mundo que há de vir! porque sua condenação será   eterna, e as chamas inextinguíveis.

E enquanto eu assim falava ao Senhor, chegaram Miguel e Gabriel[13], e todos os apóstolos, e   disseram: Regozija-te, ó fiel homem de Deus! E Esdras disse[14]: Levantai-Vos e vinde comigo, ó   Senhor, ao julgamento. E o Senhor disse: Eis que te dou Minha aliança entre Eu e ti, para que possas recebê-la. E Esdras disse: Permiti que eu interceda em Vossa audiência[15]. E Deus disse:   Pergunta a Abraão teu pai como um filho intercede diante de seu pai[16],  e vem interceder diante de Nós.

E Esdras disse: Assim  como o Senhor vive, não cessarei  de interceder junto a Vós pelos Cristãos. Onde está Vossa antiquíssima compaixão, Ó Senhor? Onde Vossa   generosidade? E Deus disse: Assim como fiz a noite e o dia, fiz o justo e o pecador, e este   deveria ter vivido como aquele.  E o profeta disse: Quem fez Adão, o primeiro formado? E Deus disse: Minhas mãos imaculadas. E eu o coloquei no paraíso para guardar o fruto da árvore da vida, e depois tornou-se ele   desobediente e cometeu sua transgressão.

E o profeta disse: Não era ele protegido por um anjo? e não era sua vida protegida por um querubim[17] por eras infindáveis? e como ele, que era guardado por anjos, foi enganado? pois Vós  na verdade ordenastes a todos que se  apresentassem diante de Vós e ouvissem o que dissestes[18]. Mas se não tivésseis lhe dado Eva, a serpente não a[19] teria enganado; mas àqueles que Vós desejais, salvais, e àqueles que Vós desejais, destruís[20].   E o profeta disse: Vamos, meu Senhor, a um segundo julgamento.

E Deus disse: Incendiei Sodoma e Gomorra. E o profeta disse: Senhor, Vós tratais conosco conforme nossos   merecimentos.  E Deus disse: Vossos pecados transcendem minha clemência.  E o profeta disse: Recordai-Vos das Escrituras, meu Pai, Vós que arrasastes Jerusalém e a levantastes novamente. Tende misericórdia, ó Senhor, dos pecadores, tende misericórdia de Vossas próprias criaturas[21], tende piedade de Vossas obras. Então Deus recordou aqueles que Ele havia criado, e disse ao profeta: Como posso eu ter misericórdia deles? Para beber, vinagre e fel deram-Me eles[22], e nem mesmo então se arrependeram.

E o profeta disse: Revelai Vosso querubim, e vamos juntos ao julgamento; e mostrai-me o dia do juízo, que será como este. E Deus disse: Foste enganado, Esdras; pois o dia de julgamento é como aquele no qual não há chuva sobre a terra; pois é um tribunal misericordioso comparado com aquele dia.

E o profeta disse: Não cessarei de interceder diante de Vós, a menos que eu veja o dia da  consumação. E Deus disse[23]: conta as estrelas e as areias do mar; e se fores capaz de contá-las, serás também capaz de interceder diante de Mim. E o profeta disse: Senhor, Vós sabeis que uso carne de homem; e como posso eu contar as estrelas do céu e a areia do mar? E Deus disse: Meu profeta escolhido, nenhum homem saberá o grande dia e a aparição[24] que vem para julgar o mundo. Por tua causa, meu profeta, revelei-te o dia, nas não te contei a hora.

E o   profeta disse: Senhor, contai-me também os anos. E Deus disse: se Eu vir a virtude do mundo, que ela se tornou abundante, terei paciência com eles; mas se não, esticarei minha mão, e dominarei os quatro cantos do mundo, reunirei a todos no vale de Josafá[25], e exterminarei a raça  humana, de modo que o mundo não existirá mais.

E o profeta disse: E como pode Vossa mão certeira ser glorificada? E Deus disse: Eu serei glorificado por Meus anjos. E o   profeta disse: Senhor, se Vós Vos resolvestes a fazer isso, por que criastes o homem? Vós certamente dissestes a nosso pai Abraão[26]: “Eu multiplicarei tua semente como as estrelas do céu, e como a areia que está à beira do mar[27]”; e onde está Vossa promessa?  E Deus disse: Primeiro farei um terremoto, para que caiam todas as bestas de quatro patas e todos os homens; e quando vires que o irmão entrega seu irmão à morte, e que os filhos se levantam contra seus pais, e que a mulher abandona seu próprio marido, e quando nação se levantar em guerra contra nação, então saberás que o fim está próximo[28]. Pois então nem o irmão terá   misericórdia do irmão, nem o marido da esposa, nem os filhos dos pais, nem amigos de   amigos, nem o escravo de seu senhor; porquanto aquele que é o Inimigo do homem virá do   Tártaro[29], e mostrará aos homens muitas coisas.  O que farei de ti, Esdras? e irás ainda dirigir-Me súplicas?

E o profeta disse: Senhor, não cessarei de Vos dirigir minhas súplicas. E Deus disse: Conta as flores da terra. Se fores capaz de contá-las, serás capaz também de interceder diante de Mim. E o   profeta disse: Senhor, não posso contá-las. Visto a carne humana; mas não cessarei de interceder diante de Vós. Desejo, Senhor, ver também as partes inferiores do Tártaro.  E Deus disse: Vem e vê! E Ele mandou-me Miguel e Gabriel e outros trinta e quatro anjos, e desci oitenta e cinco degraus, e eles me carregaram para baixo por quinhentos degraus.

E vi um trono de fogo, e um ancião sentado nele, e seu juízo era impiedoso. E eu disse aos anjos: Quem é aquele? e qual o seu pecado? E eles me responderam: Aquele é Herodes, que foi rei por algum tempo, e mandou matar as crianças de menos de dois anos[30]. E eu disse:  Ai de sua alma! E de novo eles desceram comigo trinta degraus, e lá vi  emanações de fogo , e nelas havia uma multidão de pecadores; e ouvia suas vozes, mas não via suas formas.   E os anjos me levaram para baixo muitos degraus, que não consegui contar. E lá vi anciãos, e pinos flamejantes girando em seus ouvidos. E eu disse: Quem são esses? e qual é seu pecado? E os anjos me responderam: Esses são aqueles que não quiseram ouvir[31].

E os anjos desceram comigo novamente mais quinhentos degraus, e lá vi o verme que não dorme, e o fogo   queimando os pecadores[32]. E eles desceram comigo até a parte mais baixa da destruição, e lá vi as doze pragas do abismo.  E me levaram para longe até o sul, e vi um homem pendurado pelas pálpebras, e os anjos o   açoitavam continuamente. E perguntei: Quem é este e qual é seu pecado. E Miguel, o   comandante, respondeu-me: Este é um que deitou-se com sua mãe; por ter posto em prática um pequeno desejo, foi condenado a ser enforcado.

E me levaram para o norte, e lá eu vi um homem preso com correntes de ferro.   Perguntei: Quem é este? E Miguel respondeu-me: Este é aquele que disse “Eu sou o Filho de Deus, que transformei pedras em pão, e água em vinho. E o profeta disse: Meu senhor,   deixai-me conhecer sua aparência, e contarei isto aos homens, para que não creiam nele. E Miguel me respondeu: A forma de sua face é como a de uma besta selvagem; seu olho direito como a estrela matutina, e o outro não se move; sua boca mede um cúbito[33], seus dentes são longos; seus dedos como foices; as marcas de seus pés dois palmos; e em sua face uma inscrição, Anticristo. Ele foi elevado ao paraíso; deve agora descer ao Hades[34][35]. Uma vez ele deverá tornar-se uma criança; outra vez, um ancião.

E o profeta disse: Senhor, como Vós  permitis que ele engane a raça humana? E Deus disse: Ouve, meu profeta. Ele se torna tanto uma criança quanto um ancião, e ninguém crê que ele seja meu Filho amado. E depois disto uma trombeta soará, e os sepulcros serão abertos e os   mortos serão levantados incorruptíveis[36]. O Inimigo, ouvindo a sinistra ameaça, se esconderá nas trevas exteriores. Então o céu, a terra, e o mar serão destruídos. Então queimarei o céu   oitenta cúbitos, e a terra oitocentos cúbitos . E o profeta disse: Como o céu pecou? E Deus disse: Desde….[37] que existe o mal. E o profeta disse: Senhor, e a terra, como pecou? E Deus disse: desde que o Inimigo, tendo ouvido a ameaça ominosa, escondeu-se, mesmo levando em conta isso dissolverei a terra, e com ela o Inimigo da raça humana.

E o profeta disse: Tende   piedade, Senhor, dos Cristãos.  E vi uma mulher dependurada, e quatro bestas selvagens sugando seus peitos. E os anjos me   disseram: Ela relutou a amamentar, e até mesmo atirou seus bebês nos rios. E vi uma   escuridão ameaçadora, e uma noite que não tinha estrelas nem lua; lá não existe  nem jovem ou velho, nem irmão com irmão, nem mãe com filho, nem esposa com marido. Chorei e disse: Ó Senhor Deus, tende piedade dos pecadores. E quando eu dizia isto, veio uma nuvem que   arrancou-me do chão e levou-me de volta ao paraíso. E lá presenciei muitos julgamentos, e chorei   amargamente e disse:  É bom para um homem não sair do ventre de sua mãe.  E aqueles que estavam em tormento gritaram, dizendo: Desde que vieste a este lado, ó Santo de Deus, encontramos algum alívio. E o profeta disse: Benditos são os que choram por seus   pecados.

E Deus disse: Ouve,  ó amado  Esdras. Assim como um lavrador lança o grão de milho na terra, assim também o homem lança sua  semente nas partes da mulher. No primeiro mês, está tudo junto; no segundo aumenta de tamanho; no terceiro aparece o cabelo;   no quarto as unhas; no quinto é transformado em leite[38]; e   no sexto está preparado e recebe a vida[39]; no sétimo está   completamente pronto; no nono as barreiras do portão da mulher são abertas e ele vem ao mundo forte e saudável.

E o  profeta disse: Senhor, é bom para o homem não ter nascido. Ai  dos seres humano então, quando Vós vierdes para o juízo. E disse ainda ao Senhor: Senhor, por que criastes o homem, e o entregastes ao juízo? E Deus  fez com majestade esta   proclamação: De maneira alguma terei  misericórdia daqueles que transgredem minha aliança. E o profeta disse: Senhor, onde está vossa bondade? E Deus disse: Preparei todas as coisas para o bem do homem, e o homem não obedece Meus mandamentos.

E o Profeta disse: Senhor, revelai-me os juízos e o paraíso. E os anjos me levaram para o oriente, e vi a árvore da vida. E vi Enoque e Elias, e Moisés, e Pedro, e Paulo, e Lucas, e Matias, e todos os justos, e os patriarcas. E lá vi o ar mantendo-se nos limites, e o soprar dos ventos, e os depósitos de gelo, e os julgamentos eternos. E vi um homem pendurado pela crânio. E eles me disseram: Este homem removeu  marcos territoriais. E lá presenciei grandes julgamentos[40]. E disse ao Senhor: Ó Senhor Deus, e que homem que tenha nascido não pecou? E eles me levaram mais abaixo no Tártaro e vi todos os pecadores se lamentando e chorando e clamando   amargamente. E também chorei, vendo a raça humana assim atormentada. Então Deus me disse: Conheces, Esdras, os nomes dos anjos no fim do mundo? Miguel, Gabriel, Uriel, Rafael, Gabutelão, Aker, Arfugítonos, Beburos e Zebulão.

Então ouvi uma voz que dizia: Vem aqui e morre, Esdras, meu amado, devolve aquilo  que a ti foi confiado[41]. E o profeta disse: E de que modo podereis colher minha alma? Responderam os anjos: Podemos retirá-la por tua boca. E o profeta disse: Minha boca falou com Deus[42], e minha alma não sairá por ela. E os anjos disseram: Vamos retirá-la por tuas narinas. E o profeta disse:   Minhas narinas sentiram o doce perfume da glória de Deus. E os anjos disseram:   Podemos   removê-la por teus olhos. E o profeta disse: Meus olhos viram as costas de Deus[43]. E os anjos   disseram: Podemos tirá-la pelo topo de tua cabeça. E o profeta disse: Eu também caminhei com Moisés na montanha e também pelo topo de minha cabeça não sairá. E os anjos   disseram: Podemos retirá-la pelas pontas de tuas unhas. E o profeta disse: Meus pés também   andaram sobre o altar. E os anjos se afastaram sem nada fazer, dizendo: Senhor, não podemos   recolher a alma de Esdras.

Então disse Deus a Seu Filho Unigênito: Desce, Filho Amado, com grande falange de anjos, e toma a alma de meu amado Esdras. Pois o Senhor Jesus, tendo Consigo uma falange de anjos, disse ao profeta: Dá-me o depósito que a ti confiei; a coroa já está preparada para ti[44]. E o profeta disse: Senhor, se Vós tirais de mim a alma, quem poderá interceder diante de Vós pelos   homens. E Deus disse: Tu és mortal, feito da terra, e não deves interceder diante de Mim. E o   profeta disse: Não cessarei de interceder diante de Vós. E Deus disse: Devolve agora o   depósito, a coroa foi preparada para ti. Vem e morre, para que possas alcançá-la.  Então o profeta começou a dizer, com lágrimas nos olhos, Ó Senhor, de que adiantou   interceder diante de Vós e agora cair-me dentro da terra? Ai de mim, ai de mim, que serei   comido pelos vermes. Chorai todos Vós, ó santos e justos, por mim, que implorou muito e que foi entregue à morte. Chorai todos Vós, ó Santos e Justos, pois fui para o poço do Hades.

E Deus lhe disse; Ouvi, Esdras, meu amado. Eu, que sou Imortal, suportei a cruz, provei o vinagre e o fel, fui sepultado, e ressuscitei meus eleitos. Tirei Adão do Hades, para que Eu pudesse[45] salvar a humanidade. Portanto, não teme a morte, pois aquilo que vem de mim – a alma – vai para o   Paraíso, e aquilo que vem da terra – o corpo – volta para a terra da qual foi formado[46].

E o profeta disse: Ai de mim! ai de mim! O que decidir, não sei o que fazer. Então o bendito Esdras começou a falar: Ó Deus Eterno, Autor de toda a criação, que mediu o céu com um palmo e que sustenta a terra como a um punhado[47], que anda sobre o querubim, que levou o profeta Elias aos céus em uma carruagem de fogo[48], que dá alimento a toda a carne, face a cujo poder  todos os seres da terra sentem temor e tremem, ouvi a mim, que muito intercedeu diante de Vós, e dai àqueles que transcrevem este livro, e o possuem, e lembram meu nome, e honram minha memória, dai-lhe [49] as bênçãos do céu e abençoai-os em todas as coisas, assim como   abençoastes a José, e lembrastes não de sua prévia maldade no dia de seu julgamento. E   àqueles que não acreditaram neste livro queimai-os como fizestes com Sodoma e Gomorra.

E veio até ele uma voz , dizendo: Esdras, meu amado, tudo o que pediste darei a cada um. E   imediatamente ele entregou sua preciosa alma com muita honra, no mês de outubro, no vigésimo oitavo dia. E o prepararam para o enterro com incenso e salmos, e seu precioso e   sagrado corpo emana perpetuamente fortaleza de corpo e de alma para os que tem recorrido a ele com um pedido. Àquele  a quem glória, força, honra e adoração são devidas, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

Notas Explicativas

[1] O Apocalipse Grego de Esdras pode ser encontrado on-line (em inglês) em diversos sites. Minha tradução foi baseada na versão apresentada em Schaff (1885), pp.  no site Christian Classics Ethereal Library em http://www.ccel.org/ccel/schaff/anf08.vii.xxxix.html que, por sua vez, reproduz o texto de uma fonte de domínio público

[2] NOTA ORIGINAL: Dai-me a glória = revelai-me

[3] Arcanjo são os anjos mais poderosos, tais como Gabriel e Miguel. O termo pode ter se originado na literatura da época imediatamente anterior ao Novo Testamento, tal como o Livro de Enoque. No NT o termo aparece em 1 Ts 4:16 e Jd 1:9.

[4] O arcanjo Miguel é um dos três anjos mencionados pelo nome no texto bíblico, sendo os outros dois Gabriel e Rafael. Seu nome significa “Quem é igual a Deus?” . Na Bíblia, Miguel é mencionado  pela primeira vez em Daniel 10:13, identificado como príncipe (Dn 10:21) e guardião (Dn 12:1) de Israel. No Novo Testamento Miguel é descrito como chefe do exército celestial que combate e derrota Satanás (Rev 12:7-9); e citado na Epístola de Judas como disputando com Satanás o corpo de Moisés (Jd 1:9). Miguel é identificado como o Príncipe da Luz nos Manuscritos do Mar Morto e citado inúmeras vezes nos escritos apócrifos e pseudoepigráficos.

[5] NOTA ORIGINAL: Fornecido por Tischendorf. Talvez sejam dias.

[6] Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ´é citado no AT como o anjo enviado por Deus para curar Tobias e Sara (Tb 12:14), conforme o livro de Tobias, considerado apócrifo pelas igrejas reformadas. Apresentando-se inicialmente como humano, mais tarde revela sua verdadeira natureza: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos santos que assistimos diante da claridade do Senhor e entramos em Sua Presença.” (Tb 12:15).

[7] Na tradução inglesa “storax”;  em português, estoraque; nome científico “styrax officinalis”. Árvore muito encontrada na Ásia Menor, Síria e Galiléia. Palavra traduzida do hebraico “nataph”, gota, pingo. Planta que produzia uma essência aromática usada como incenso; era usada em substituição à mirra.

[8]NOTA ORIGINAL: Talvez devesse ser cinco – “épsilon” (valor numérico = 5)ao invés de “csi” (valor numérico = 60), como está no original grego – perfazendo setenta dias como no jejum  anterior.

[9] A idéia de que o céu é dividido em diversos níveis, frequentemente sete, é sntiquíssima e está provavelmente relacionada com o número de corpos celestes mais próximos de nosso planeta, visíveis a olho nú: o Sol, a Lua, Mercúrio, Venus,  Marte, Júpiter e Saturno. Na mitologia mais recente, o Paraíso seria dividido em vários céus, para abrigar as almas de acordo com seu grau de virtude.

[10] Geena é a palavra grega usada no NT para designar o local de tormento e destruição física e espiritual, associado ao juízo final e a  condenação dos pecadores. Nos evangelhos sinópticos o termo é usado onze vezes por Jesus (Mt 5:22. 29-30; Mt 10:28; Mt 18:9, Mt 23:15, 33; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5). É uma transliteração do nome “Vale de Hinnom” (gey hinnom). A associação deste local com a ira e o julgamento divinos se inicia com o profeta Jeremias (Jr 7:31-32; 19:5-6) porque ali crianças foram sacrificadas ao deus pagão Moloque.

[11] NOTA ORIGINAL: “Eu sou”, em algumas versões.

[12] NOTA ORIGINAL: Literalmente, “parede”.

[13] Gabriel, cujo nome significa “Fortitude de Deus”, é um arcanjo. Mencionado na Bíblia  pela primeira vez em Dn 8:10, quando uma voz lhe ordena que interprete a visão de Daniel; o arcanjo também explica a   Daniel a profecia das 70 semanas (Dn 9:21). No NT Gabriel anuncia o nascimento de João Batista (Lc 1:11-20) e o nascimento de Jesus (Lc 1:26-35). Em Lc 1:19 lê-se o anjo se identifica para Zacarias: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas;”. Gabriel é portanto um dos sete anjos que podem contemplar a Luz Divina.

[14] NOTA ORIGINAL: Tischendorf insere esta sentença por suposição, e acrescenta que no manuscrito parece faltar outro   trecho.

[15] NOTA ORIGINAL: Literalmente, “ao Vosso ouvido.”

[16] NOTA ORIGINAL: Este parece ser o sentido do texto, que está um tanto corrompido. Obviamente trata-se de uma   referência a Abraão intercedendo por Sodoma.

[17] Querubins são criaturas celestiais mencionadas frequentemente no AT e uma vez no NT. Apalavra hebraica “cherub” (“cherubim” é o masculino plural),  deriva do assírio “karâbu”, que significa “estar perto” e se aplicava às pessoas próximas de alguém,, tais como familiares, servidores pessoais, guarda-costas e cortesãos. Assim, os querubins são espíritos celestiais que cercam de perto a Majestade de Deus. A função destes seres angélicos está frequentemente associada a servir como um trono ou de carruagem vivos para o Todo Poderoso. Por exemplo, em Sl 17:11 lê-se “Subiu num querubim e voou, pairando nas asas do vento.” O profeta Ezekiel descreve impressionantes visões de querubins e da carruagem viva de Deus nos capítulos 1 e 10 de seu livro..

[18] NOTA ORIGINAL: O texto desta passagem está bastante corrompido, mas com algumas emendas encontra-se o sentido   apresentado.

[19] NOTA ORIGINAL: Melhor seria “não o teria enganado;”.

[20] NOTA ORIGINAL: Veja Ex 33:19 “Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te   proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.” e Rm 9:18 “Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.”

[21] NOTA ORIGINAL: Literalmente, “projetos” ou “criações”

[22] NOTA ORIGINAL: Veja Mt 27:34 “Deram-lhe de beber vinho misturado com fel. Ele provou mas não quis beber.”

[23] NOTA ORIGINAL: Inserido por Tischendorf “E Deus disse:”

[24] NOTA ORIGINAL: Veja 2Tm 4:1 “Diante de Deus e do Cristo Jesus que vai julgar os vivos e os mortos, eu te peço com insistência pela manifestação de Cristo e por seu reinado:” Veja também 2Tm 4:8 “Desde agora, está reservado para mim a coroa da justiça que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que tiverem esperado com amor a sua manifestação.”; e ainda Tt 2:13 “aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus.”

[25] NOTA ORIGINAL: Veja Jl 4:12 “Venham todas as nações, subam ao vale de Josafá! Aí eu me sentarei a julgar os povos em derredor!”

[26] NOTA ORIGINAL: Veja Gn 22:17 “eu te abençoarei e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos.”

[27] NOTA ORIGINAL: Literalmente, “nos lábios do mar”.

[28] Veja, por exemplo, Mt 24, onde se encontra o Sermão Escatológico de Jesus.

[29] Na mitologia grega, o Tártaro era a região mais profunda do Hades, que era usada como prisão para as almas dos maus e também para os titãs.

[30] NOTA ORIGINAL: Veja Mt 2:16 “Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos.”

[31] NOTA ORIGINAL: Ou , “que entenderam erradamente.”

[32] NOTA ORIGINAL: Veja Is 66:24 “E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.”

[33] antiga unidade de medida, baseada no comprimento do antebraço medido do cotovelo até a ponta do dedo médio; geralmente considera-se equivalente a um comprimento entre 43 a 53 cm.

[34] Hades, na mitologia grega, é o mundo inferior, para o qual iriam as almas dos mortos; é a concepção original do pós-vida segundo os gregos. O Hadeds estaria localizado além do fim dos oceanos ou nas profundezas da Terra.

[35] NOTA ORIGINAL: Veja Mt 11:23 “E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje!”

[36] NOTA ORIGINAL: Veja 1Cor 15:52 “Num instante, num piscar de olhos, ao soar da trombeta final – pois a trombeta soará – não só os mortos ressucitarão incorruptíveis, mas nós também seremos transformados.”

[37] NOTA ORIGINAL: Algo está faltando neste trecho.

[38] NOTA ORIGINAL: Assim mesmo, no manuscrito original.

[39] NOTA ORIGINAL: Ou, “a alma.”

[40] NOTA ORIGINAL: Ou, “tribunais.”

[41] NOTA ORIGINAL: Ou, “teu depósito”, “tua doação”. Veja 1Tm 6:20 “Ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evita os discursos fúteis e ímpios, bem como as objeções de uma falsa ciência.”; veja também 2Tm 1:14 “Guarda o precioso bem a ti confiado com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.”

[42] NOTA ORIGINAL: Veja Dt 34:10 “Nunca mais surgiu em Israel profeta semelhante a Moisés, com quem o Senhor tratasse face a face,”

[43] NOTA ORIGINAL: Veja Ex 33:23 “Quando eu retirar a mão, tu me verás pelas costas. Minha face, porém, não se pode ver.”

[44] NOTA ORIGINAL: Veja 2Ti 4:8 “Desde agora, está reservado para mim a coroa da justiça que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que tiverem esperado com amor a sua manifestação.”

[45] NOTA ORIGINAL: Falta esta palavra no manuscrito.

[46] NOTA ORIGINAL: Veja Ecli 12:7 “antes que volte à terra, de onde veio, e o espírito retorne a Deus, que o concedeu.”

[47] NOTA ORIGINAL: Ou, “uma medida”. Veja Is 40:12 “Quem foi que na concha da mão calculou toda a água que há no mar? Quem mediu a palmos o céu? Quem pôs no alqueire todo o pó da terra inteira? Quem calculou o peso das montanhas ou pôs as serras na balança?”

[48] NOTA ORIGINAL: Veja 2Re 2:11 “Então, enquanto andavam conversando, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.” e também Eclo 48:9 “foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo,”

[49] NOTA ORIGINAL: Assim no manuscrito; talvez fosse melhor “lhes”.

 

Publicado por

joaoazevedojunior

I am a retired electronic engineer. who likes to write about issues that I consider interesting. I welcome your comments and constructive criticism.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s