DONA HELENA: De congadas e tarantelas

Neste seu mais recente livro, a professora Maria Helena Brusamolin recorda, com sensibilidade e um estilo cativante,  acontecimentos da vida de sua mãe e de pessoas de sua família e, é claro, um pouco da história daquela Santa Rita que nossa geração conheceu.

Os tempos eram outros e Maria Helena, com saudade mas sem saudosismo, nos deixa entrever uma vida mais simples, com  mais amizade, mais valores e menos consumismo.  Naquela época não havia celular e muito menos internet, mas havia sim mais amor, mais respeito pelo próximo, menos ganância e muito, muito menos violência. Acreditar em Deus não era visto com suspeição e distinguir o certo do errado não passava por intolerância.

O amor profundo e devotado dos pais para com seus filhos não excluía a disciplina e, quando necessário, uma esquentada no traseiro. Esta é uma diferença muito interessante  entre  aqueles dias e os dias de hoje. Atualmente, o Estado brasileiro, cuja natureza tornou-se – pois não foi sempre assim – predatória e desavergonhadamente canalha, arroga-se o direito de determinar como educar nossos filhos!

Deixando de lado os momentos tristes, que todos e cada um de nós passam em nossa breve caminhada por estas paragens, a autora nos encanta com suas crônicas leves e divertidas sobre um passado não tão distante no tempo mas imensamente afastado no modo. Achei especialmente engraçadas as histórias envolvendo os mergulhos do Mário, seu irmão, na piscina do Country Club, o auxílio prestado pelo Daltinho à D. Helena, e  a descrição hilária  e absolutamente factual das romarias à Aparecida do Norte. Mas não ficam atrás a história do Rei Narão, o episódio da coruja “rasga mortalha” (credo!)  e a televisão colorida (em minha casa também tivemos uma….).

Maria Helena, você está de parabéns! Seu livro é daqueles que é impossível largar depois de iniciar a leitura. Com talento e emoção, você compartilha conosco a bela história de vida de D. Helena e, de certa forma, permite que nos tornemos partícipes desta mesma história.

Tenho certeza de que falo por todos os seus amigos e admiradores de suas qualidades como escritora e, por que não dizer, como pessoa, quando a agradeço por nos presentear com este excelente trabalho.

Publicado por

joaoazevedojunior

I am a retired electronic engineer. who likes to write about issues that I consider interesting. I welcome your comments and constructive criticism.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s