INTERLÚDIO FILOSÓFICO DEBATE OLSON E O PARADOXO DO NAVIO DE TESEU

Professor João Batista de Azevedo Jr. (Foto: Evandro Carvalho / Alca)
Professor João Batista de Azevedo Jr. (Foto: Evandro Carvalho / Alca)

“Interlúdio Filosófico”, este foi o nome do terceiro Painel de Literatura realizado no último dia 05 de junho. Evento criado pela Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, o Painel aconteceu no Auditório Aureliano Chaves no Inatel e despertou o interesse pelo nome escolhido.

O Interlúdio Filosófico teve a participação do professor João Batista de Azevedo Júnior que explanou sobre a corrente filosófica denominada “animalismo”, postulado do filósofo contemporâneo Eric Olson. A proposta desta leitura foi compreender a identidade humana com suas variantes psicológicas, somáticas e/ou biológicas. O professor usou o exemplo do paradoxo do Navio de Teseu; se este era o mesmo depois das inúmeras trocas dos madeiros de seu casco.

Após os apartes dos espectadores presentes, a Academia presenteou o professor Batista com um livro: “Contos Novos”, de Mário de Andrade. Ao final, foi um exibido um vídeo em homenagem ao dramaturgo Antônio Abujamra, falecido recentemente. Abujamra recitou o poema “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro (heterônomo de Fernando Pessoa) em seu programa “Provocações” da TV Cultura de São Paulo (SP).

A Alca dá prosseguimento aos seus eventos na próxima sexta-feira (12) com um novo Painel de Literatura, desta vez voltado para participação de crianças e chamado “Poesia das Crianças”. Será às 20 horas no Auditório Aureliano Chaves no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. Na semana seguinte, a sessão “Cinema Alca” exibirá o filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa. Ambos os eventos são gratuitos.

(Artigo publicado no jornal eletrônico Vale Independente)

 ALCA – ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Publicado por

joaoazevedojunior

I am a retired electronic engineer. who likes to write about issues that I consider interesting. I welcome your comments and constructive criticism.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s