DONA SINHÁ MOREIRA – UM EXEMPLO PARA A ELITE BRASILEIRA

Dona Sinhá Moreira era uma legítima representante da aristocracia cafeeira, pertencendo a uma das famílias que constituíam o patronato político brasileiro, usando a denominação que Raymundo Faoro emprega em “Os Donos do Poder”.

Nasceu em 17/09/1907, filha do Coronel Francisco Moreira da Costa, um riquíssimo fazendeiro de Santa Rita do Sapucaí – MG, e de Dona Mindoca Rennó Moreira. Batizada Luzia Rennó Moreira, era chamada de Dona Sinhá pelos capatazes e empregados das fazendas de seu pai, e este apelido praticamente tornou-se seu nome. Teve formação educacional e cultural esmerada, com frequentes e longas viagens à Capital Federal.

Casou-se em 27/04/1929 com um primo, o diplomata Antônio Moreira de Abreu, obtendo a oportunidade de conhecer o mundo, fato raro para a época. Em 1942 retornou definitivamente para Santa Rita do Sapucaí, onde desenvolveu sua vocação de articulação política. Sobrinha do ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente da República Delfim Moreira, participava ativamente na política local.

Há pessoas milionárias que veem no dinheiro um objetivo em si. Pensam somente em acumular mais e mais bens, e ostentar sua fortuna adquirindo carros de luxo, iates, mansões principescas, etc., de forma a deixar claro que são “extraordinárias”, “superiores” ao comum dos mortais.

Quão iludidas estão! Tem a oportunidade de praticar o bem e não o fazem; não sabem usar suas fortunas da única forma que efetivamente poderia torná-las especiais: contribuindo para o bem-comum. Quando se forem, não serão lembradas senão pelo egoísmo, ainda assim apenas por alguns meses.

Dona Sinhá Moreira era riquíssima, mas tinha sabedoria e consciência social, usando o dinheiro como meio para exercer a filantropia e incentivar a cultura e o desenvolvimento de sua terra.

Todavia, Dona Sinhá não queria limitar-se ao assistencialismo. Sonhava mais alto e desejava proporcionar aos jovens a oportunidade de acesso a um curso profissionalizante de alto padrão e que lhes permitisse ingressar no mercado de trabalho já aos 18 anos. Em suma, um curso técnico de nível médio (antigo 2º grau). Após uma visita às instalações e conversas com professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) decidiu que o curso deveria ser voltado para a Eletrônica.

Em 1959 inaugurou a primeira escola de eletrônica da América Latina, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, cuja administração entregou aos padres jesuítas, e que foi a semente do Vale da Eletrônica (clique aqui para assistir ao vídeo sobre como Santa Rita do Sapucaí se transformou em um polo de tecnologia).

Na época, a grande escritora Rachel de Queiroz escreveu a respeito: “Na sua modéstia, na sua simplicidade, Dona Sinhá Moreira dá um lindo quinau nos nossos ricaços de vistas curtas, que cuidam só de servir o dinheiro para luxos de novo-rico, e exibições no El morocco e no Elephant Blanc. Milionário brasileiro ainda não aprendeu que, no mundo de hoje, o rico tem de se fazer perdoar pela sua riqueza, suprindo, com iniciativas de cultura e assistência social, as lacunas do serviço público. E então aqui, onde o imposto de lucros extraordinários não funciona, e o imposto de renda só onera realmente os assalariados, eles deviam, mais que nenhum outro, pensar um pouco nos problemas de seu país.”(Raquel de Queiroz. Revista “O Cruzeiro”, 14/03/1959)

Quis o destino que Dona Sinhá não pudesse estar presente à formatura da primeira turma da escola que havia criado. Abatida pelo câncer, veio a falecer em 03/03/1963. Deixou boa parte de sua fortuna para a Fundação “Dona Mindoca Rennó Moreira”, mantenedora da ETE.

As ações de Dona Sinhá, orientadas por uma visão extremamente lúcida do futuro, mudaram o destino de Santa Rita e beneficiaram milhares e milhares de pessoas de todas as partes do Brasil. É por isto que, mais de 50 anos após sua morte, esta extraordinária senhora é ainda amplamente lembrada na cidade, com admiração e respeito.

Para assistir um vídeo sobre a vida de D. Sinhá Moreira, clique aqui (são três partes).

Notas explicativas:

  1. A idéia de escrever este post surgiu após ler uma resenha sobre o livro Sonho Grande (clique aqui para ver a resenha), onde consta que Jorge Paulo Lemann (o homem mais rico do Brasil segundo a revista Forbes) “tem se dedicado muito à educação, acreditando que assim poderá mudar o país também.” Pensei imediatamente no caso de D. Sinhá Moreira, que através de sua generosidade e suas ações, efetivamente mudou o futuro de uma cidade e de milhares de brasileiros de todos os cantos deste país.
    Esperemos que o sr. Lemann e muitos outros milionários brasileiros sigam o exemplo de D. Sinhá Moreira e realmente contribuam para a melhoria de nosso cenário social, ainda tão marcado pela desigualdade.
  2. Na internet há um biografia muito resumida de D. Sinhá, que usei como fonte para alguns dados; a referência é: Sinhá Moreira. In: Wikipédia, a enciclopédia livre [Em linha]. Florida: Wikimedia Foundation, 2015, rev. 2 Maio 2012. [Consult. 22 mai. 2015]. Disponível em WWW:<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sinh%C3%A1_Moreira&oldid=29930379

Publicado por

joaoazevedojunior

I am a retired electronic engineer. who likes to write about issues that I consider interesting. I welcome your comments and constructive criticism.

Um comentário em “DONA SINHÁ MOREIRA – UM EXEMPLO PARA A ELITE BRASILEIRA”

  1. Gostei do que li João. Esse é exatamente o motivo pelo qual escrevo: passar às pessoas boas notícias, falar sobre coisas boas e sobre as boas pessoas também. Eu sonho com um Brasil melhor. Eu acredito que o Brasil é melhor do que a mídia mostra, só precisamos divulgar mais as boas coisas que há por aqui! Parabéns, foi um ótimo trabalho. E vou divulgar sim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s